COMO FUNCIONAM AS FRALDAS DE PANO

Resultado de imagem para fraldas de pano

As fraldinhas de pano modernas são como uma calcinha, disponíveis em diversas estampas e tecidos lindinhos. Elas devem ser usadas com um recheio absorvente e podem ter uma cobertura ou forro. Seu formato se assemelha ao de uma fralda descartável. Para o fechamento, em vez de fita adesiva, há opções com botões ou com velcro. Elas podem ser lavadas na máquina.
Os recheios laváveis são de formato semelhante ao absorvente feminino e podem ser de diversos materiais como malha, flanela, toalha, microfibra, cânhamo, bambu, etc. As fraldinhas convencionais de pano podem ser usadas como recheio – assim como toalhinhas de lavabo, que podem ser recicladas para este fim. Nesse caso, o ideal é passar uma costura em zigzag em volta delas para não desfiarem. As de microfibra e de cânhamos são mais absorventes, mas se o absorvente tiver contato direto com o bebê, prefira uma fibra natural 100% algodão ou de algodão orgânico.
Esses recheios ou inserts são colocados na parte de dentro da fralda. Os modelos de fralda que possuem um bolso ou envelope para inserir o recheio são como o fronha e travesseiro, portanto não fazem contato direto com o bebê. Veja o vídeo das Fraldas Di Pano que explica como funciona o ajuste do modelo tamanho único e como inserir o recheio:

Há modelos tudo-em-um em que o “recheio” é costurado à fralda. Nesse caso, não é lavado separadamente.
Já o modelo da fralda da Morada da Floresta é um pouco diferente, pois o recheio é apenas encaixado na fralda e tem contato direto com o bebê. São fraldas tipo “capa”.
A Morada da Floresta recém lançou mais um recurso para impedir o vazamento do xixi, a capa anti-vazamento. Com ela, apenas o recheio e a capa são trocados e a fralda pode ser reaproveitada mais uma vez depois da troca. A capa é impermeável e cria uma barreira lateral. 
Recomenda-se comprar o dobro de quantidade de recheios (para 10 fraldas, 20 recheios), pois há possibilidade de usar mais de um insert numa mesma fralda. Para as capas, também o dobro, já que ele não deixa passar a sujeira para a fraldinha.
No exterior, há opções de recheio descartáveis e biodegradáveis – mas um pacote custa quase o preço de um pacote de fraldas convencional. Procure por “disposable inserts”.
Existe, ainda, uma cobertura para as fraldinhas, para facilitar a limpeza e o descarte de cocô. Elas são vendidas em pacotes de 50 ou 100 unidades como paninhos úmidos ou em rolos parecidos com papel higiênico. Esse papel não entra no “bolso” da fralda, deve ser a camada mais próxima do bebê. Nos Estados Unidos, há vários fabricantes de “liners”. No Brasil, a DiPano vende um rolo de “forrinho biodegradável” feito 100% de fibra de bambu chamado de Bioliner DiPano. Podem ser jogados em vaso sanitário depois de usados.

Sem o forrinho, uma ducha especial pode ajudar a despejar os resíduos no vaso antes de lavar a fralda. É o diaper spray, bem parecido com a ducha higiênica.
Outro produto bacana para completar o kit ecológico são os sacos impermeáveis para armazenar fraldas usadas. São vendidos pela Fraldas Di Pano, Fralda Madrinha e pela Morada da Floresta.

Fonte: Blog da Mãe
Compartilhar no Google Plus

Redação Brasil do Trecho

Toda publicação possui a fonte citada no final. / contato: (61) 8319-2362
    Comemtar
    Comentar com Facebook

0 comentários:

Postar um comentário